quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dia de índio



A pouco tempo atrás saiu na imprensa imagens divulgando uma tribo de índios antes nunca fotografados que vivem isolados dos seres humanos na floresta, próxima a fronteira entre Acre e o Peru. Quando vi a noticia com as imagens tive uma sensação estranha, que não sei narrar qual foi. Uma mistura de surpresa com nostalgia, espanto, enfim...um pouco de tudo... 

Isso se deve ao fato de que a gente "estuda" sobre índios quando criança na escola, se pinta de índio no dia do índio e faz aqueles desenhos em classe em prol da natureza e tudo mais... Comigo foi um pouco mais além, realmente eu gostava desse universo índigina, de folclore, minha infância sempre foi rodeada por isso. Mas apesar desse "conhecimento", ao ver a nota percebi o quanto isso está tão longe de nós! Índio tornou-se praticamente uma lenda, principalmente esses que não tem realmente contato nenhum com o ser humano, são rudes e selvagens mesmo! Isso em pleno século XXI, algo inacreditavel realmente, mas de certa forma feliz, pois ainda existe, não que modifique alguma coisa na vida de qualquer cidadão moderno, mas remete a um passado, a uma filosofia de vida correta mas aos olhos de todos ultrapassada e inviavel. Mas o índio tem para a sociedade ainda um valor, o valor de índio, de povos antigos, das páginas da história, da raça a ser preservada, como os animais que precisam ser preservados para futuras gerações poderem ver. Ainda bem que o ser humano ainda não os colocou no zoologico, pelo menos essa prudencia no meio de tanta barbaridade.



Muito engraçado, mas na vida é assim, enquanto é interessante, é mantido, sendo mais fraco, a escolha é a piedade, pois o interessante, a escolha, é sempre do mais forte. 
Segundo a equipe pesquisadora que divulgou as fotos eles foram recebidos a flechadas, e que bom que foi assim, pois quando ficarem bonzinhos, ai já eram! Concordo plenamente com esse pensamento, a "selvageria" ainda é a melhor saída pra eles e o que pode manté-los. 




Agora curiosamente pensando, como vivem essas pessoas isoladas de toda tecnologia, todas as conquistas do mundo, constando nos capitulos da história da humanidade sem saber o que é a história, vivendo a sua própria história.O que pensaram ao ver o helicoptero sobrevoando, será que sabem de todo o resto do mundo, será que não...porque ficam naquela forma tão primitiva, não se desenvolvem...seria por falta de inteligencia ou por excesso dela....ou por mera simplicidade, por viverem hamonicamente com a natureza respeitando seus limites....enfim, muitas perguntas que jamais saberemos as respostas, porque se um dia tentarmos saber, nos aproximarmos, deixarão de valer a pena, pois o que torna mágico esse povo, é o mundo deles longe do mundo de todos nós! Só poderiamos aproximarmo-nos deles, se fossemos suficientemente respeitadores como eles são, na harmonia com a natureza, eles são parte dela...ou seja, nunca, pois diante de tudo que vivemos, o ser humano só iria recomeçar, se estivesse, de volta ao começo, ao fundo do fim!

4 comentários:

Katiuscia Dantas disse...

puta q pariu Glauco! Q ideia em garoto... muito bom o texto e a proposta dele.Continui escrevendo...

Daniel disse...

Muito bom mesmo. Faz pensar.

Nisiene disse...

SHow d bola.......!!!!

Sonia Martendal disse...

um dos meus mais imaturos e inconsequentes sonhos seria viver um tempo entre indios, exatamente assim, "sem contato"...acredito q estas pessoas não têm na vdd a NECESSIDADE de um mundo exterior... ponha um computador na mão deles, ou uma nota de cem reais, e verá que pra eles, serão as coisas mais inúteis do mundo, tenha ele o tamanho que for!!! na vdd, grandes pra essas tribos são os valores pessoais e a colaboração que cada um pode dar pra o próprio mundo ser melhor... o que, nada casualmente, é exatamente o contrário do que a maioria anda fazendo por aí no nosso "mundo globalizado e tão desenvolvido"...